A rejeição, essa ferida emocional e difícil de lidar.
- Debora Wiseman
- 13 de jun. de 2022
- 2 min de leitura

Rejeitar significa resistir, desprezar ou recusar algo ou alguém.
A rejeição se faz presente em diferentes âmbitos da vida. Pode ser interna, no amor, trabalho, amigos e família.
É muito comum a rejeição interna, aquela em que você não está feliz consigo mesma(o) e acaba rejeitando a si mesmo. Uma espécie de autossabotagem. É intrínseco ao ser humano a busca por aceitação, mas, a rejeição é algo constante em nossa vida, por alguém, em algum momento ou lugar, então é muito importante para nosso bem-estar saber lidar com esse sentimento sem estresse, para viver mais leve e saudável,
O que a rejeição pode nos causar?
· Baixa auto estima;
· Solidão;
· Ansiedade e depressão;
· Distúrbios físicos e emocionais;
· Trauma;
· Insônia;
Embora possa ser muito doloroso, faz parte da vida. Não é possível agradar todo mundo. Esse conceito precisa ser compreendido e aceito para evitar estresse, frustrações e possíveis traumas oriundos da rejeição.
Dicas para administrar a rejeição
· Não esconda os seus sentimentos
· Converse com a pessoa que lhe causa aflição com sinceridade.
· Caso a outra pessoa não esteja disposta a conversar, se afaste. Pelo menos, você tentou resolver a situação e acabar com a dúvida dentro de si.
Veja a rejeição como uma oportunidade para o crescimento pessoal, não como uma afronta ou um pretexto para atacar a si mesmo. Essa dica pode ser aplicada nas mais diversas situações da vida, para gerar aprendizados e impulsionar a nossa evolução pessoal, emocional, profissional e até espiritual.
Para aprender a lidar com a rejeição, você precisa aceitá-la. A aceitação é uma forma de conceder permissão a si mesmo para ir adiante, deixando a situação incômoda no passado. A partir dela, você descobrirá novas oportunidades.
Faça coisas que você gosta, para afastar a tristeza. Sempre que os pensamentos ruins retornarem, afaste-os com distrações relaxantes. A rejeição não o define como pessoa nem dita quais caminhos você seguirá a partir dela. Assim que estiver se sentindo mais forte e centrado, siga adiante com prazer pela vida e com as pessoas. Pode demorar semanas, meses ou até anos para você se recuperar, especialmente se a rejeição partiu de uma pessoa querida. Nesse período, você pode se sentir inclinado a se vitimizar. Porém, esteja consciente que colocar-se em posição de vítima não o ajudará a retomar a sua felicidade. Em vez disso, sente-se e liste as suas qualidades, conquistas e boas ações. Se descobrir alguma característica ou comportamento insatisfatório, faça os movimentos de mudança necessários para modificá-los.
Caso haja dificuldade em enfrentar a rejeição, procure ajuda de um terapeuta competente para auxilia-la(o) nessa jornada. IMPORTANTE: Somos Terapeutas Holísticos e o nosso tratamento é alternativo. Mesmo apresentando resultados satisfatórios é fundamental frisar que somente médicos devidamente habilitados, podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. Desejamos a todos, um abraço apertado no coração e tudo de bom. Até a próxima semana Shalom! Debora e Daniel Wiseman
Comments