O que é Inteligência Emocional?
- Debora Wiseman
- 28 de mar. de 2023
- 5 min de leitura

O que é Inteligência Emocional? Habilidade Fundamental Para Alcançarmos Nossas Metas!
O conceito dessa habilidade ficou muito popular com a publicação do livro “Inteligência Emocional” de Daniel Goleman. Com base no conceito definido pelos pesquisadores Peter Salovey e John Mayer em 1990, o escritor acrescentou às habilidades cognitivas os atributos de personalidade. Esse termo, inteligência emocional ficou ainda mais conhecido a partir de 1995, quando o psicólogo Daniel Goleman lançou um livro chamado Inteligência Emocional: A teoria revolucionária. Nessa obra, Goleman definiu o conceito de inteligência emocional como “a capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos, e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos”.
Com essa habilidade desenvolvida, a pessoa consegue lidar com as mais variadas situações e melhorar o seu desempenho, nos estudos, no trabalho e atingir seus objetivos pessoais e profissionais.
Ela se torna capaz de tomar as melhores decisões em todos os aspectos de sua vida.
Saber como agir em momentos de pressão e dificuldade e melhorar os relacionamentos interpessoais depende de como os pensamentos, os sentimentos e as atitudes são gerenciados.
Essa é uma habilidade que pode ser desenvolvida ao longo de nossa existência. Entretanto, para que a inteligência emocional seja desenvolvida, é necessário adquirir conhecimentos específicos sobre si e os outros ao seu redor. É possível lidar com as pessoas e suas emoções, assim como compreender os próprios sentimentos, por meio do desenvolvimento de habilidades.
Essa habilidade, quando bem trabalhada, favorece o bom relacionamento entre os indivíduos, permitindo um maior entendimento nas relações pessoais, familiares e a melhor comunicação no trabalho.
A Inteligência Emocional promove a melhora da saúde física, mental e emocional.
Ela previne transtornos psicológicos, como ansiedade e depressão, bem como distúrbios psicossomaticos.
Com isso, o indivíduo é capaz de controlar seus sentimentos, seus impulsos, de se automotivar e promove a melhora da capacidade de concentração na atividade que precisa desenvolver, lidando com emoções para alcançar seu melhor resultado possível.
Agora que já vimos o sentido e o que quer dizer a inteligência emocional e como ela é fundamental para que possamos crescer e progredir em todas as áreas de nossas vidas, vamos conferir algumas dicas valiosas de como desenvolver essa habilidade comportamental. Nesse livro, Goleman listou os cinco principais pilares da inteligência emocional que uma pessoa precisa ter, se deseja desenvolver essa habilidade.
Esses pilares são:
1. Autoconhecimento:
Conhecer suas próprias emoções: O primeiro passo para conquistar a IE é o autoconhecimento. Para ter IE, é fundamental entender os próprios sentimentos: saber reconhecer suas capacidades e seus limites. Quando existe consciência das próprias habilidades e competências, o indivíduo tem a capacidade de definir metas e objetivos, transformando sonhos em realidade.
Conhecer sua essência gera mudanças e traz melhor entendimento e visão dos instrumentos que se possui para alcançar a meta definida. Desenvolver inteligência emocional é algo realizado aos poucos, e de maneira gradativa, pois esse conceito pode ser modificado através do tempo. O cérebro pode ser treinado para ter comportamentos emocionalmente inteligentes e assim, transformá-los em hábitos.
2. Controlar suas emoções:
Reconhecer as emoções negativas através de reações físicas;
Identificar gatilhos e situações que causam essas emoções;
Saber identificar a proporção das reações à situação.
Aprenda a trabalhar as emoções negativas.
Para que o próprio bem-estar seja garantido, é fundamental manter as emoções negativas sob controle.
A Inteligência Emocional é uma ferramenta poderosa, ela nos apresenta uma visão mais equilibrada sobre a vida, nos beneficiando com uma autorregulação dos nossos sentimentos.
Não temos apenas bons momentos e bons sentimentos. Quando as emoções negativas aparecem, é necessário estar no controle e não deixar que elas nos controlem.
3. Automotivação:
Significa conseguir manter a motivação mesmo diante de pressão, dificuldades, e desafios que surgem, é um dos domínios necessários para a inteligência emocional.
Encarar os erros e problemas de maneira positiva e tentar enxergar e ressignificar como uma experiência e aprendizado, é uma maneira de evitar tomar decisões de forma impulsiva. Assim sendo, a automotivação te ajuda a se reerguer e se manter firme.
4. Empatia:
Definindo de forma simples e objetiva, é a habilidade que a pessoa tem de sair da zona de conforto da primeira pessoa e se colocar no lugar do outro, tentando compreender a emoção e o sentimento que o outro está vivenciando naquele momento.
5. Saber relacionar-se interpessoalmente:
Significa colocar em prática a resiliência.
Situações difíceis surgem na vida de todos nós. O que diferencia as pessoas é como elas reagem a essas situações. A resiliência está em receber os impactos das dificuldades de nossa rotina e ter a capacidade de absorvê-las, mantendo-se forte e focado, aprendendo com os próprios erros e lidando, de maneira inteligente, com os fatos e desafios que a vida nos apresenta.
Ser resiliente é ter ciência de que as pessoas precisam ter em mente que precisam manter um bom relacionamento umas com as outras, para que o convívio seja mais respeitoso e agradável.
Quais os benefícios do desenvolvimento da inteligência emocional?
Agora que conseguimos entender o que é a inteligência emocional e sua importância, pudemos compreender que não é uma habilidade muito fácil de ser desenvolvida e por isso, exige muita dedicação. Para ajudar as pessoas a se motivarem para desenvolver a inteligência emocional, abaixo listamos os benefícios que ela pode proporcionar tanto na vida pessoal quanto na profissional.
>>> Benefícios na vida pessoal
Vale lembrar que esses são apenas alguns dos vários benefícios que existem:
>>> Relacionamentos saudáveis e duradouros;
>>> Diminui a ansiedade e os riscos de depressão;
>>> Equilíbrio;
>>> Bem-estar;
>>> Autoconhecimento;
>>> Satisfação com a vida de modo geral;
>>> Capacidade para encarar e resolver os desafios do dia a dia;
>>> Inteligência Emocional na vida profissional
Já, os principais benefícios que a inteligência emocional proporciona para a vida profissional são, entre outros:
>>> Melhora no poder de decisão;
>>> Saber administrar melhor o tempo;
>>> Melhor sociabilidade com os colegas de trabalho;
>>> Capacidade para traçar metas;
>>> Aumento da produtividade;
>>> Equilíbrio emocional diante de desafios;
>>> Diminui a ansiedade no trabalho;
>>> Aumenta o foco para o cumprimento das tarefas;
>>> Melhora a responsabilidade e comprometimento. Concluindo, a Inteligência Emocional é uma ferramenta poderosa para alcançarmos a excelência tanto na vida pessoal, quanto na profissional. Lidar bem com diferentes pessoas e situações pode ser a chave para derrubar barreiras e limites. Mas, vimos que alcançar a Inteligência Emocional pode ser um grande desafio. Por isso, contar com a ajuda de uma equipe variada de profissionais como terapeuta, coach e psicólogo pode facilitar muito nessa jornada.
Depoimento Rafael Rocha:
"É com grande prazer que eu compartilho meu testemunho sobre os resultados da Debora Wiseman que fez o curso Practitioner em PNL comigo, através do iNLP Center. Durante seu progresso teve altos e baixos e chegou quase a desistir, mas sua persistência e calma consigo mesma para levar o curso em seu próprio ritmo à permitiu chegar até o fim. Foi visível a mudança que a Debora teve em seu desenvolvimento pessoal, tornando-se uma melhor ouvinte e meditando sobre importantes mudanças em seus comportamentos. Ela agora se comunica de forma mais clara e eficaz e é capaz de reverter pensamentos negativos em melhores formas de pensar. Preciso destacar que a aplicação das técnicas, especialmente de ressignificação e posições perceptivas, conforme os depoimentos dela, teve muitos resultados positivos em seus relacionamentos familiares, à destacar com sua filha e seu marido que notaram estas mudanças. Estou orgulhoso de ver o progresso de Debora e espero que ela possa levar seus novos conhecimentos para o maior número de pessoas possível.
>>> IMPORTANTE RESSALTAR:
Nós, da Tikun U Izun, podemos te ajudar, em ambos os processos de evolução e mudanças em sua vida, ou seja, tanto num processo de sessões de coaching a curto prazo, como em sessões de terapias holísticas alternativas. Caso haja essa dificuldade, fale já conosco, para marcarmos uma sessão inicial estratégica, que te daremos de presente. Nosso compromisso é ajudar com a reparação energética para alcançar a sua saúde e seu equilíbrio!
IMPORTANTE: Somos Terapeutas Holísticos e o nosso tratamento é alternativo. Mesmo apresentando resultados satisfatórios é fundamental frisar que somente médicos devidamente habilitados, podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.
Tudo de bom!
Shalom!
Debora e Daniel Wiseman
コメント