Ansiedade Noturna: O que é, Sintomas, Causas e Tratamentos
- Debora Wiseman
- 31 de jan. de 2023
- 4 min de leitura
Ansiedade Noturna: O que é, Sintomas, Causas e Tratamento

Você já ouviu falar em ansiedade noturna?
A ansiedade é uma grande inimiga que acomete milhões de pessoas no mundo inteiro. Ela é um retrato de preocupações excessivas do dia a dia, medo e pensamentos descontrolados, gerados pelo estilo de vida e incerteza do futuro. Quando esses sentimentos tomam dimensões desproporcionais e a mente não se desliga ao dormir, apresenta-se o quadro de ansiedade noturna.
Você
Muitas pessoas encaram a noite, um momento de descanso, como um grande inimigo, numa tortura sem fim, pois sabem que esse é o momento em que a sua ansiedade estará pronta para atacar e destruir as horas de descanso.
O sentimento de ansiedade mais comum, geralmente, aparece em forma de angústia, nervosismo, insegurança ou medo no dia a dia, e quando isso ocorre no período pré-sono, torna-se mais monstruoso ainda.
Diferentemente do que muitas pessoas acreditam, a ansiedade configura um tipo de problema muito grave, chamado: Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) que é responsável pela dor de milhares no mundo.
Quando esse problema se manifesta antes do momento do sono, trazendo à tona a ansiedade noturna, alguns pontos devem exigir nossa maior atenção, como:
# A falta de um sono saudável: Isso irá prejudicar nossa performance no dia a dia; # Potencializa o estresse, tanto no período da noite, quanto no dia seguinte, sem o descanso necessário dificultando o nível de concentração e memória, prejudicada pela ausência desse sono saudável.
Então, esse é o exato instante em que precisamos revisar a nossa rotina antes de dormir e observar os impactos dessa ansiedade noturna, além das suas motivações e o que permite que ela retorne a nos atacar.
Quando nos preparamos para dormir, estamos nos livrando, automaticamente, de todas as distrações e todos os estimulantes que passaram durante o dia todo, dando espaço para pensamentos intrusos.
Essa é a ansiedade noturna, a intrusa que toma conta do nosso momento de recarregar as energias nos sobrecarregando ainda mais.
Felizmente, para esse tipo de problema já se encontra tratamentos e práticas que ajudam no seu combate, ainda que pareça quase impossível para quem sofre toda noite com isso.
Alguns sintomas da ansiedade noturna:Os sintomas podem se manifestar durante o dia, mas são mais ocorrentes na hora de dormir. Podem variar de pessoa para pessoa e ter intensidade diferente. Em alguns indivíduos, esses sintomas irão se manifestar de forma mais agressiva, deixando-os vulneráveis e já em outros, será de um jeito mais sutil, gerando apenas um desconforto. São eles:
> Inquietação;
> Pensamento acelerado;
> Sono interrompido uma ou mais vezes;
> Respiração intensa ou ofegante;
> Cansaço;
> Dificuldade em adormecer;
> Falta de atenção durante o dia.
Causas da ansiedade noturna:
Alguns fatores causam impacto direto na ansiedade noturna, são eles:
De acordo com um estudo feito pelo Dr. Luc Staner, do Rouffach Hospital, a prevalência de ansiedade em pessoas que sofrem de distúrbios do sono é de 24% e 26%.
Além disso, as incertezas sobre o que pode acontecer no futuro e a antecipação de acontecimentos também contribui para o estresse e dificuldades para dormir.
* Estresse: O estresse, quando crônico, é um fator de risco não só para esse transtorno, mas também para outros, como a depressão. Em níveis altos, causa liberação de cortisol no organismo, um importante hormônio que age em situações de risco. O problema acontece quando o estresse é constante e os níveis de cortisol permanecem altos no corpo.
* Rotina de sono: Nosso corpo funciona como um relógio. No momento de dormir ocorre o mesmo. Hormônios trabalham em cada fase do sono e, quando o ciclo não é respeitado, esses hormônios tendem a se desregular. Ter uma boa rotina evita crises noturnas. É importante ter horário para dormir, dormir de luz apagada, não dormir com aparelhos como celular ou TV.
* Preocupações na ativa: A mente humana é potente, e também exige ser educada. As preocupações constantes de nossa rotina são um grande inimigo para minimizar as preocupações do cérebro ao dormir.
Maneiras de controlar e tratar a crise de ansiedade noturna
>>> Acordar cedo e praticar alongamentos.
>>> Organizar, fragmentar e cumprir os compromissos do seu dia a dia, evitando pendências e procrastinação.
>>> Respeitar seus limites e não se comparar aos outros.
>>> Praticar atividades físicas, intelectuais e sociais.
>>> A técnica de substituição de pensamento pode ser útil nesses casos. Funciona da seguinte maneira: quando uma preocupação ou sentimento ruim surgir e tirar o sono, tente trocar esse pensamento por aquilo que pode acontecer de bom.
>>> Meditação e técnicas de respiração profunda são fatores que evitam esse transtorno.
>>> Terapias alternativas potencializam resultados positivos em qualquer tratamento convencional. Isso porque seu corpo, mental e emocional troca, limpa e renova os ares, além de boas doses de energia acumulada
>>> Refeições leves antes de dormir e evitar a cafeína.
>>> A técnica de substituição de pensamento pode ser útil nesses casos. Funciona da seguinte maneira: quando uma preocupação ou sentimento ruim surgir e tirar o sono, tente trocar esse pensamento por aquilo que pode acontecer de bom.
Refeições leves antes de dormir, manter uma rotina de sono, praticar atividades físicas, meditação e técnicas de respiração profunda são fatores que evitam esse transtorno.
>>> Buscar o autoconhecimento.
Especialistas que podem diagnosticar e medicar a ansiedade noturna são: Clínico geral;Psiquiatra; Psicólogo.
Crise de ansiedade noturna: o que fazer durante uma?
É muito importante não tentar lutar contra o pânico, pois este não é um mecanismo consciente, ele é decorrente de mecanismos automáticos cerebrais localizados em regiões automáticas ou não conscientes. Faz parte de um complexo sistema de defesa do organismo.
A pessoa pode realizar algumas ações já citadas acima, como: Recorrer a técnicas de terapias alternativas, relaxamento, meditação ou prece, por exemplo, uma música relaxante e controlar a respiração.
Além das nossas dicas, é fundamental buscar ajuda profissional de um terapeuta competente, no longo processo de autodesenvolvimento e autoconhecimento, caso a ansiedade noturna esteja tomando conta de você e atrapalhando em sua performance diária e o processo de controle seja desafiador demais. Se você ou alguma pessoa de sua família apresenta qualquer desses sintomas, acima citados, desse distúrbio, é muito importante procurar ajuda o quanto antes, evitando assim, que o problema se torne mais grave e crônico. Dessa forma, é possível recuperar a boa qualidade de vida e viver muito melhor, pois a ansiedade tem controle e cura com o tratamento adequado.
Além disso, é FUNDAMENTAL que você continue com sessões de terapia mesmo que se sinta melhor após iniciar tratamento medicamentoso.
IMPORTANTE: Somos Terapeutas Holísticos e o nosso tratamento é
alternativo. Mesmo apresentando resultados satisfatórios é fundamental frisar
que somente médicos devidamente habilitados, podem diagnosticar doenças,
indicar tratamentos e receitar remédios.
Tudo de bom!
Até a próxima semana
Shalom!
Debora e Daniel Wiseman
Comments