Como controlar situações de conflito?
- Debora Wiseman
- 3 de jan. de 2023
- 3 min de leitura

Para entender melhor o que o conflito representa, vamos analisar a origem da palavra: no latim, “confligere” é composto por “com” e “fligere”, que significa “combater, estar em desavença, golpear, atacar” – ou seja, evoca um conceito negativo de luta, disputa e agressividade. Entretanto, o termo também possui um outro significado, mais positivo: o de “fazer encontrar”.
Se considerarmos esse segundo significado, podemos pensar na possibilidade de saber agir positiva e ecologicamente em uma situação de conflito, respeitando as diferenças e as adversidades, transformando o momento em um recurso de possibilidades e de crescimento, não em um confronto.
Cada indivíduo interpreta a realidade conforme suas crenças, experiências, educação e convicção. Então, lembre-se: antes de querer ser compreendido e respeitado, compreenda e respeite os outros.
A primeira etapa para lidar com qualquer conflito é sempre, inicialmente, esvaziar a mente, limpando todos os pensamentos negativos, e logo em seguida, avaliar três pontos de vista:
O 1o, é "como eu lido com o conflito", no que tange à própria realidade, dos próprios sentimentos, valores e crenças;O 2o, refere-se ao ponto de vista da 2a pessoa, como a outra pessoa percebe essa mesma situação;O 3o é o ponto de vista de uma terceira pessoa, totalmente neutra e com visão objetiva entre a 1a e a 2a pessoa. Nesta fase, é preciso esquecer por um momento o ego e olhar para a situação de forma mais distanciada, sem julgamentos, com mais neutralidade possível.
É possível identificar quando começamos a ficar mais nervosos ou exaltados. Nesse momento, quando o coração acelera, a respiração fica alterada e você está quase agindo sem pensar, é hora de respirar fundo e tentar manter a calma, esvaziando todos os pensamentos não ecológicos.
Qualquer conflito está ligado ao estresse e frustração, quando as expectativas não são atingidas. Por isso, é preciso prestar atenção nas emoções equilibradas, próprias e na dos outros.
Algumas dicas valiosas de evitar conflitos:
1. Desenvolva o controle das emoções: O controle emocional pode ser a melhor função reguladora dos conflitos na vida de uma pessoa. Controle suas emoções, Controlando seus impulsos e seus pensamentos negativos – evitara conflitos desnecessários, em qualquer setor de sua vida.
2. Evite fazer críticas desnecessárias: A crítica, quando não construtiva e ecológica, geralmente, é fútil, pois coloca o indivíduo na defensiva. A crítica é perigosa, porque fere o precioso orgulho do indivíduo, alcança o seu senso de importância e gera o ressentimento.
3. Preste atenção ao comportamento: Cada um de nós temos um estilo diferente em que nos comunicamos e vemos o mundo através de nossa própria lente e perspectiva. Conhecer as características de diferentes estilos de comportamento e modificando sua abordagem, isso te ajudará.
4. Antes de criticar, faça primeiro uma autocrítica: Mude o foco das adversidades: Substitua a palavra “você” pela palavra “eu”
Isso evitará colocar os outros na defensiva.
5. Busque compreensão, não concordância.
Faça um esforço para tentar entender o ponto de vista da outra pessoa, em vez de convencê-la da sua. Compartilhe seu desejo de ver a situação da perspectiva deles. Fique curioso e faça perguntas. O objetivo não deve ser evitar o conflito, mas abraçá-lo, mantendo o foco nos resultados produtivos.
6. Boa comunicação: Diálogo, sempre.
Resolvendo conflitos com eficiência
Mesmo se esforçando ao máximo, às vezes, é inevitável que os conflitos ocorram. A resolução bem-sucedida acontece ouvindo e proporcionando oportunidades para atender às necessidades ou expectativas de cada um dos lados e tratando adequadamente para que todos estejam satisfeitos com o resultado.
Procure, sempre, oportunidades para reconhecer e apoiar os esforços uns dos outros. Todas as partes beneficiam-se mutuamente pela realidade e a percepção aos olhos umas das outras.
Parta do princípio e aprecie que nenhum relacionamento é perfeito; e, ao mesmo tempo, dedique-se para encontrar um terreno comum em todas as áreas possíveis. Isso ajudará a construir confiança e criar a possibilidade de melhoria nas áreas de conflito.
No entanto, buscar uma resolução de conflitos rápida e eficaz ajudará a evitar problemas que possam levar à perdas. Pense em soluções para conflitos reais e próximos. E comece agora a resolvê-los e também evitá-los quando for possível.
7. Procure ajuda profissional
Além das nossas dicas, é sempre importante buscar ajuda profissional de médico e terapeuta competente, caso o controle emocional ante uma situação de conflito seja desafiador demais para você
Fazer terapia regularmente é uma ótima forma de compreender melhor seus gatilhos e identificar formas de evitar situações de confrontos e conflitos.
IMPORTANTE: Somos Terapeutas Holísticos e o nosso tratamento é
alternativo. Mesmo apresentando resultados satisfatórios é fundamental frisar
que somente médicos devidamente habilitados, podem diagnosticar doenças,
indicar tratamentos e receitar remédios.
Tudo de bom.
Até a próxima semana
Shalom!
Debora e Daniel Wiseman
Comentarios