Como criar e manter uma rotina de autocuidado para viver melhor!
- Debora Wiseman
- 14 de mar. de 2023
- 4 min de leitura

“Nunca é cedo nem tarde demais para cuidar da própria alma”. Epicuro
A rotina de autocuidado é uma maneira de se introspectar e cuidar de si. Desacelerar a conexão do mundo externo cada vez mais acelerada. Para isso, é fundamental desenvolver hábitos que te ajudem a se conectar com a própria essência, melhorando, assim, o equilíbrio, a saúde e a qualidade de vida.
Nem sempre é tão fácil quanto parece ser, de manter hábitos que diminuem o ritmo do cotidiano. Porém, como toda rotina e habilidade, o autocuidado, também, pode ser desenvolvido e aprimorado. Com paciência e dedicação, ele já fará parte da sua rotina
Pensando cada vez mais em seu equilíbrio e bem estar, fizemos essa matéria que vai te ajudar a entender e criar hábitos que te ajudem a se conectar consigo mesmo. Confira o que é, como iniciar e as melhores dicas para manter uma rotina de autocuidado!
O que é uma rotina de autocuidado?
A rotina de autocuidado são hábitos pensados especificamente para cuidar de si. Pode ser um tempo dedicado a fazer coisas que te faça sentir bem, tendo como principais objetivos aliviar o estresse, aumentar a autoestima e melhorar a qualidade de vida, visando o equilíbrio e a ecologia interna. Não há uma regra geral para colocar em prática – se cuidar vai desde tomar um breakfast mais demorado no começo do dia até se presentear com algo que você gosta, como uma sessão de relaxamento ou terapias alternativas.
O termo autocuidado tem ganhado mais espaço nos últimos tempos. Mas, não é fácil mudar todos os hábitos de uma vida corrida de uma hora para outra. Então, veja como é possível começar devagar, de acordo com seu ritmo.
Como iniciar e o que fazer na rotina de autocuidado?
A melhor maneira de começar a rotina de autocuidado é ter ciência do que te faz bem, e aí, você pode introduzir esses hábitos na sua rotina. O ideal é começar aos poucos e ir compreendendo os próprios limites e necessidades. Às vezes, dedicar um tempo para brincar e passear com o pet pode ser um bom ponto de partida.
Além disso, há outros passos e dicas importantes que vão ajudar a criar e manter uma rotina para se conectar consigo mesmo que vão melhorar a sua qualidade de vida.
Confira as Dicas valiosas para ter uma rotina de autocuidado revigorante
Aos poucos, você vai perceber mudanças significativas no seu dia e em sua vida, no geral. Seja uma melhora no sono, no humor ou na produtividade. Por isso, as dicas a seguir são ideais para aquelas pessoas que querem cuidar da saúde física e mental. Confira as melhores ideias para inserir nos seus hábitos diários.
1. Apenas inicie e não procrastine
É melhor começar aos poucos do que não começar nunca. Então, comece com pequenas coisas. Por exemplo, tome um breakfast mais demorado e aprecie a vista da sua janela, aproveite um banho quente ao fim do dia. Essas pequenas ações terão mudanças significativas em pouco tempo. Quando você menos perceber, fazer essas coisas será comum.
2. Pratique o autoconhecimento: Pode ser através de técnicas de relaxamento, como terapias alternativas, mindfulness, meditação, yoga, etc...
Procurar práticas que proporcionem o aumento do contato consigo mesmo. O importante é encontrar alguma coisa que te satisfaça. Nesse caso, lembre-se da primeira dica: começar aos poucos é melhor do que não fazer nada.
4. Fique próximo das plantas
Estar perto da natureza é uma forma de recarregar as energias. Porém, na rotina corrida do dia a dia muitas vezes é difícil conseguir ir para um parque ou praia. Então, que tal trazer a natureza para dentro de casa? Ou seja, tenha um jardim para chamar de seu.
O simples ato de regar as plantas já pode ser considerado como autocuidado. Porque assim você dá atenção a elas e desacelera o seu ritmo.
5. Faça alongamentos diários
A rotina do trabalho pode causar alguns problemas por movimentos repetitivos. Ficar no trânsito, em transportes coletivos prejudica o corpo de qualquer pessoa. Então, dedique um tempo do seu dia para se alongar. Faça isso com calma para melhorar a sua saúde mental e física.
Esse tipo de exercício diário pode ser feito seguindo um vídeo da internet ou com o auxílio de um profissional. Contudo, você não precisa sair de casa ou do seu prédio para se alongar. Existem diversas aulas que podem ser dadas de maneira remota e vão se encaixar na sua rotina.
6. Cuide de sua pele e aparência
Essa é uma forma realmente efetiva de ter contato com você mesmo e desacelerar o ritmo. Independente se você é homem ou mulher, cuidar da própria aparência é tudo de bom e vai melhorar a autoestima.
Comece limpando o rosto das impurezas do ar. Se você tem barba, dê mais tempo para cuidar dela. Ou uma máscara de hidratação enquanto ouve uma boa música relaxante. Tudo isso vai ajudar a melhorar a sua autoestima, sua pele e vai te ajudar a entrar em contato consigo mesmo.
7. Tenha uma alimentação saudável
Cuidar da alimentação é fundamental. Se alimentar bem influencia diretamente no humor e na saúde. Por isso, cuide de si próprio a partir dos alimentos que você consome. Coma de maneira balanceada.
8. Desligue as telas
A cada instante que passa, ficamos mais dependentes das telas. Desde o trabalho até o nosso lazer são feitos usando um dispositivo assim. Se desconectar também é exercitar o autocuidado. Já imaginou como sua vida pode melhorar se houver um período do dia ou da noite para ficar totalmente longe do celular? Você pode curtir sua família ou você mesmo.
9. Faça terapia
Ter o auxílio de um profissional competente é uma das principais formas do autocuidado. A procura de terapia não deve acontecer apenas em caso de doenças. Conhecer a si próprio e ter contato consigo mesmo é mais efetivo com ajuda. Durante o processo terapêutico você vai aprender a lidar com seus sentimentos e se permitir senti-los em sua totalidade.
Lembre-se, a rotina de autocuidado é feita aos poucos e ao longo do dia a dia. As dicas do nosso post vão te ajudar a melhorar a forma com que você lida com isso. Seja com uma meditação ou ao cuidar das plantas, o que importa é descobrir o que te dá prazer. Ao fazer isso, você vai conseguir ter mais consciência dos seus limites e vai melhorar sua relação consigo mesmo.
Fazer terapia regularmente é uma ótima forma de compreender melhor seus gatilhos e identificar formas de controlar melhor suas emoções.
IMPORTANTE: Somos Terapeutas Holísticos e o nosso tratamento é
alternativo. Mesmo apresentando resultados satisfatórios é fundamental frisar
que somente médicos devidamente habilitados, podem diagnosticar doenças,
indicar tratamentos e receitar remédios.
Tudo de bom.
Até a próxima semana
Shalom!
Debora e Daniel Wiseman
Comments