top of page

Crise no casamento: sinais, motivos e dicas para solucionar essa crise!


ree

Nos relacionamentos amorosos, como em qualquer outro relacionamento tem seus altos e baixos.

 

'A pandemia não poupou nada'

Terapeutas têm relatado um significativo aumento da demanda por seus serviços durante o isolamento (lockdown), ou seja, a pandemia teve muita influência nas crises conjugais.


Uma pesquisa da organização britânica Relate revelou que, para 8% dos entrevistados, o isolamento os fez perceber que precisavam terminar seu relacionamento; por outro lado, 43% disseram que o bloqueio os aproximou dos parceiros. 


Da América do Sul à África Ocidental, a pandemia abriu um novo, inesperado e intenso capítulo nas histórias de amor, com muitos episódios de discussões e desentendimentos, que desgastam a relação do casal ao ponto de haver uma verdadeira crise conjugal — e em alguns casos, encaminhando-as para um capítulo final.


Uma crise conjugal é um problema de relacionamento muito mais comum do que se possa imaginar e, ao mesmo tempo, complexo de se administrar. Mas, se ambas as partes reconhecerem o problema e estiverem dispostas a sair de suas zonas de conforto e minimizar seus egos, tudo se torna mais fácil e assim, tomando atitudes favoráveis como hábito, se torna ainda mais possível solucionar essa crise.


Motivos de crise no casamento

Aqui relacionamos uma lista com as causas mais comuns para crises de casais e também casos de clientes atendidos por nos. Caso você esteja passando por problemas no casamento, é bem possível que você identifique uma ou mais delas em sua relação:


* Dissociação e atitude passiva: A apatia geral te leva a agir como se você fosse um mero espectador e não o protagonista do relacionamento, sendo assim, você se deixa levar pela indiferença e começa cada vez mais a minimizar atitudes importantes para o casamento ir adiante. Também, você não se envolve de forma alguma com as prioridades do casal, procrastinando. Assim, o tempo e a rotina passam a ditar o sucesso ou o fracasso do relacionamento.

* Falta de envolvimento nos interesses do cônjuge: Como exemplo, seu parceiro pede várias vezes para você ir junto assistir a uma comédia que você sabe que o deixa muito animado e você sempre o recusa? Essa falta de envolvimento inevitavelmente desgasta a sua relação e faz que vocês dois se afastem cada dia mais.

* Falta de interesse: Citando um exemplo, você não presta atenção quando seu cônjuge está te contando detalhes de alguma situação específica que aconteceu com ele durante o dia? Isso, com certeza, vai corroendo o sucesso do casamento.


* Problemas de comunicação: A comunicação é um dos pilares fundamentais em qualquer relação. Se houver respeito entre ambos se expressarem, vocês terão um fator de proteção em qualquer momento.

Não importa se vocês tiverem alguns problemas no presente ou no futuro. Caso contrário, a relação fracassa.


* Abandono de projetos e programas comuns que antes aproximavam vocês: Sem dúvida, esse é um sinal de que o casamento está em crise. 

* Problemas individuais, como consumo de álcool, drogas e/ou outras substâncias psicoativas, ou depressão e outros quadros físicos e psicológicos podem comprometer a boa relação do casal.


Outros motivos e sinais da crise no matrimônio. Fuja destes a crise se instala por não fazermos o que sabemos que é certo, mas se quer um casamento saudável fuja desses itens:* Ciúmes* Traição

* Violência verbal e física

* Dificuldades financeiras

* Críticas

* Falta de valorização

* Falta de intimidade e Sexo

* Rivalidades e Disputas

* Interferência Familiar

* Despreocupação com a saúde

* Gravidez* Filhos


Então o que fazer para superar essas crises no casamento? 


Diversos fatores podem influenciar o convívio dos casais, que passam por momentos de turbulência constante e estes, muitas vezes, não percebem. Alguns, inclusive, acreditam que a separação é o melhor caminho, pois, em alguns casos, esse problema parece não ter mais solução e começam a chegar à precipitada conclusão que um não é mais compatível para o outro.


No entanto, muitas vezes, em vários casos, alguns gestos simples e pequenas atitudes podem ajudar ( e muito)  a superar uma crise no casamento. Dessa maneira, uma das decisões mais importantes neste caso é a de tomar uma iniciativa para resolver o problema, afinal, pode ser que o cônjuge esteja hesitando numa tentativa de reconciliação.


Sendo assim, segue algumas dicas fundamentais e muito valiosas para superar crises no casamento. Temos certeza que se ainda houver respeito, amor e um pouco de disponibilidade estas sugestões serão muito benéficas para o casal.


>>> Plantar, regar e nutrir a cada instante o respeito, a tolerância e a paciência

Esses elementos em um casamento são básicos e fundamentais. O casal tem que desenvolver esses princípios e ingredientes importantes, mutuamente, e dessa forma, se no casamento ambos não acrescentarem esses ingredientes, ficará praticamente impossível criar laços de entendimento e amor.


>>> Cada indivíduo interpreta a realidade conforme suas crenças, experiências, educação e convicção. Então, lembre-se: antes de querer ser compreendido e respeitado, compreenda e respeite.


A primeira etapa para lidar com qualquer conflito é sempre, inicialmente, esvaziar a mente, limpando todos os pensamentos negativos, e logo em seguida, avaliar três pontos de vista:


O 1o, é "como eu lido com o conflito", no que tange à própria realidade, dos próprios sentimentos, valores e crenças;O 2o, refere-se ao ponto de vista da 2a pessoa, como o meu cônjuge percebe essa mesma situação;O 3o é o ponto de vista de uma terceira pessoa, totalmente neutra e com visão objetiva entre a 1a e a 2a pessoa ( ou seja, essa 3a pessoa pode ser um amigo em comum). Nestes dois últimos pontos de vista, é preciso esquecer por um momento o ego e olhar para a situação de forma mais distanciada, sem julgamentos, com mais neutralidade possível.


É possível identificar quando começamos a ficar mais nervosos ou exaltados. Nesse momento, quando o coração acelera, a respiração fica alterada e você está quase agindo sem pensar, é hora de respirar fundo e tentar manter a calma, esvaziando todos os pensamentos não ecológicos.


>>> Antes de criticar, faça primeiro uma autocrítica: Mude o foco das adversidades: Substitua a palavra “você” pela palavra “eu”

Isso evitará colocar seu cônjuge na defensiva ou na apatia.


Reconheça os erros: Cada um dos cônjuges precisa reconhecer e identificar seus erros. É um passo que requer do casal um certo esforço. Quando há um desentendimento é comum culpar um ao outro ao invés de chegarem numa intersecção.Um exemplo bem prático é quando há uma discussão entre ambos e nenhum deles consegue pedir perdão e reconhecer que houve um erro de comunicação. Essa atitude dá margem para o desenvolvimento de um dos vilões mais destruidores na vida de um casal: o orgulho próprio.


>>> " Abrir mão" dos próprios interesses em prol do cônjuge:

Para ter uma relação feliz e equilibrada, muitas vezes, é preciso colocarmos as nossas vontades em segundo plano. 


>>> Descobrir entretenimentos em comum para construir um alicerce para conquistar a intimidade entre o casal e não cair na enfadonha rotina.

>>> Diálogo: Uma das principais razões para o início de uma separação é a falta de diálogo. Os casais deixam de se comunicar pela correria do dia a dia, e é aí onde ocorre o início de um afastamento entre eles, pois não há mais diálogo. Separe uma parte do tempo do seu dia para seu cônjuge para resgatar o que a rotina levou. Pequenos gestos fazem grandes diferenças.


>>> Confiança

Essa é uma das virtudes mais importantes na vida de qualquer relação. Afinal, se não houver confiança no seu casamento é impossível ele sobreviver.


>>> Pare de remoer e reviver erros do passado

Trazer lembranças ruins só irá ferir ao seu cônjuge e provavelmente a você também. 

Dessa forma, é necessário criar laços de compreensão e entendimento nos momentos de dificuldade. Então, pratiquem a empatia e compaixão e tentem se perdoar. Tenha em mente que não vale a pena guardar mágoa de ninguém, principalmente do seu cônjuge.


>>> Fortalecer a intimidade

Intimidade significa ser descontraído e informal. Quando o relacionamento não vai bem, muitas vezes, a intimidade do casal já não existe mais. Então, é necessário que ambas as partes estejam interessadas em resgatar esse elemento.

Procurem se curtir como faziam na época que se conheceram. Esta falta de intimidade destrói o casamento e, por isso, vale a pena investir no esforço.


>>> Parta do princípio e aprecie que nenhum relacionamento é perfeito; e, ao mesmo tempo, dedique-se para encontrar um terreno comum em todas as áreas possíveis. Isso ajudará a construir confiança e criar a possibilidade de melhoria nas áreas de conflito.


No entanto, buscar uma resolução de conflitos rápida e eficaz ajudará a evitar problemas que possam levar à perdas. Pense em soluções para conflitos reais e próximos. E comece agora a resolvê-los e também evitá-los quando for possível.


>>> Procure ajuda profissional


Além das nossas dicas, é sempre importante buscar ajuda profissional de um terapeuta competente, caso o controle emocional ante uma situação de conflito seja desafiador demais para você e esteja prejudicando o equilíbrio ecológico do casal.


Fazer terapia regularmente é uma ótima forma de compreender melhor seus gatilhos e identificar formas de evitar situações de confrontos, conflitos e crises em seu casamento.


Afinal, esperamos ter lhe auxiliado no entendimento dos principais motivos de crise no casamento, e mais do que isto, a nossa intenção é colaborar para sua felicidade.



IMPORTANTE: Somos Terapeutas Holísticos e o nosso tratamento é


alternativo. Mesmo apresentando resultados satisfatórios é fundamental frisar


que somente médicos devidamente habilitados, podem diagnosticar doenças,


indicar tratamentos e receitar remédios.



Tudo de bom.


Até a próxima semana


Shalom!


Debora e Daniel Wiseman

 
 
 

Kommentare


Post: Blog2_Post
  • Facebook

©2022 Criado por Bando Digita

bottom of page