top of page

Desorganização!


ree

Desorganização! 

Cuidado: A desordem pode estar associada a transtornos mentais!


Muitas pessoas que sofrem de estresse notam que quando está no pico dessa sensação, deixam seus lares se transformarem em um labirinto de bagunça e desorganização, com aquela sensação de estarem soterradas pelas responsabilidades diárias e lidar com outras tarefas básicas parece um grande desafio. O problema é o acumulo da bagunça causando uma “bola de neve”. Assim, a desorganização começa a ocupar espaço cada vez maior  na mente. Há sempre um lembrete de coisas inacabadas, acrescentando, nessa situação,  também confusões e esquecimentos, que são muito comuns. E, quando lembrados, causam espanto, estresse e frustração. O cérebro interpreta essas informações como ameaças e libera cortisol — o hormônio do estresse.

Viver nesse estado, sem conseguir planejar momentos de entretenimento, com riscos de imprevistos e longe de pensamentos e atitudes assertivas sobre execução de metas — nos causa exaustão geral. 


O homem é criador e criatura do ambiente em que vive, residências refletem o estado de quem as habita. A desorganização que prejudica nos afazeres mais simples da rotina, como encontrar com facilidade as chaves de casa, é um alerta, segundo especialistas, para um ciclo vicioso relacionado a transtornos mentais como ansiedade, depressão, problemas respiratórios, doenças cardiovasculares e obesidade.

Resultados de um estudo publicado recentemente na Environment and Behavior por pesquisadores da Universidade de New South Wales, na Austrália, mostram que ambientes desorganizados provocam estresse e favorecem fugas indulgentes da dieta. 

Ambientes em desordem atuam como um lembrete visual constante de que o trabalho está incompleto. O estresse constante potencializa a hipertensão, aumenta a taxa de mau colesterol, favorece o tabagismo, a diabetes e o sedentarismo, fatores de risco para doenças cardíacas.

Além da obesidade, dos problemas digestivos e das doenças cardiovasculares, o estresse está envolvido nos distúrbios do sono, em doenças autoimunes e cânceres. Evitar a desorganização, que é uma das fontes de tensão e estresse, aumenta a longevidade.Vale ressaltar que a desordem e a sujeira incentivam a proliferação de fungos, bactérias e toxinas no ambiente doméstico. “Esses patógenos podem causar inflamação, doenças respiratórias e acúmulo de toxinas, proporcionando doenças crônicas no futuro'', alertam profissionais da saúde.


Efeito na longevidade

Estudos científicos têm mostrado que o estresse crônico pode provocar o envelhecimento precoce e as complicações geradas por ele. Em junho, pesquisadores da Universidade da Califórnia, em São Francisco (EUA), divulgaram que mulheres submetidas a essa condição têm, no corpo, níveis “significativamente” mais baixos do hormônio Klotho, que regula o envelhecimento e melhora o funcionamento do cérebro.



Risco quando vira hábito

Psicólogos afirmam, que quando a desordem vira um hábito e não mais incomoda a pessoa que habita nesse ambiente, se torna patológica. O problema está sempre no excesso e na habitualidade


Aurélio Melo, professor no Departamento de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, considera a falta de ânimo um elo entre depressão e bagunça. “Nem todos desorganizados são deprimidos e nem todos deprimidos são desorganizados, mas é uma situação que pode ser provocada pela doença, pois o paciente abandona a si mesmo, o seu espaço e prefere ambientes escuros, visto que a escuridão reflete a dinâmica psíquica”, diz. O psicólogo cita os acumuladores como evidência da relação entre transtornos mentais e ambientes desordenados. O distúrbio consiste na dificuldade dolorosa de se desfazer de objetos, independentemente do valor real deles. O comportamento tem efeitos deletérios emocionais, físicos, sociais, financeiros e até mesmo legais para o paciente e familiares.


Ordenando a desordem – Mas, por onde e como começar?

Começar é a parte mais difícil. 

A boa notícia é que você não precisa deixar esses medos te incomodar porque existem algumas maneiras de combater a confusão mental:


Pense em como, exatamente, a confusão está prejudicando você

Você já deve saber que a desordem é “ruim”, mas a sugestão é que você leve algum tempo para ponderar como, especificamente, essa bagunça está interferindo com suas principais metas. Com o que você mais se importa: Ter mais espaço? O desespero por não achar coisas importantes? Ter um quarto organizado para sentir-se bem nele? Use suas respostas como motivação para comecar a agir e concentre seus esforços iniciais de organização nas zonas que terão maior impacto em sua vida.


Esteja preparado e sem vergonha de pedir ajuda

Não há vergonha em pedir uma pequena ajuda; na verdade, é recomendado. Se você não tem o orçamento (ou desejo) para trabalhar com um organizador profissional individualmente, pelo menos, leia artigos e blogs sobre organização. Eles podem ajudar e muito nesta tarefa!


Comece pequeno

Respire fundo e lembre-se de que é normal sentir que está enfrentando uma tarefa quase impossível. Não tente limpar tudo de uma só vez, mas comece a tomar alguns pequenos passos que irão levá-lo a ação. 


Se você se sentir ansioso enquanto está em meio a organização, tente fazê-lo em intervalos curtos de tempo, para sua melhor performance. Você deve expandir lentamente a duração das suas sessões de organização ao longo do tempo, não de uma vez.


Sinta a satisfação de superar um desafio

Conforme for se permitindo superar pequenos desafios, irá experimentar a satisfação de se sentir capaz. Assim, isso fará com que se sinta estimulado cada vez mais a seguir adiante, sem medo de falhar, apenas com o desejo de se transformar na sua melhor versão.


Seja otimista.

Existem muitos estudos que comprovam a eficácia do pensamento positivo, dar risada, do bom humor e do otimismo para cuidar da saúde física e mental. Pessoas bem-humoradas têm mais facilidade para transitarem pelas dificuldades da vida e se reerguer em face dos desafios.


Viu só como a desorganização é prejudicial e que é possível se libertar dela? Dê esse passo e amanhã se sentirá gratidao por ter tomado essa atitude hoje.


O que de fato importa, lembre-se, é que você comece a se organizar, e continuar nesse desafio.

Afinal sua habitação é o espelho de sua alma.

Procure ajuda profissional


Além das nossas dicas, é fundamental buscar ajuda profissional caso as emoções estejam tomando conta de você e sair da zona de conforto é desafiador demais.


Se um trauma emocional estiver mantendo-o prisioneiro da desorganização considere agendar uma consulta com terapeuta competente para tratar as suas pendências emocionais em relação a ela. A terapia ajuda os pacientes a se libertarem de seus grandes desafios de modo seguro e sigiloso, respeitando a privacidade e o ritmo de cada um.

Fazer terapia regularmente é uma ótima forma de compreender melhor seus gatilhos e identificar formas de controlar melhor suas emoções.


IMPORTANTE: Somos Terapeutas Holísticos e o nosso tratamento é

alternativo. Mesmo apresentando resultados satisfatórios é fundamental frisar

que somente médicos devidamente habilitados, podem diagnosticar doenças,

indicar tratamentos e receitar remédios.


Tudo de bom.

Até a próxima semana

Shalom!

Debora e Daniel Wiseman

 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post
  • Facebook

©2022 Criado por Bando Digita

bottom of page