Estresse pós-traumático (TEPT)
- Bando Digital
- 19 de abr. de 2022
- 2 min de leitura

É uma lesão da alma ou no espírito da pessoa. Acontece quando somos expostos a evento traumático, seja ele vivenciado, testemunhado ou confrontado, por: acidente grave ou lesão, abuso, violência física, emocional, moral ou sexual. Traição, guerras ou ataques terroristas. Perda de entes queridos. Perda do emprego, desastres naturais, sofrimento por acontecimentos vividos na vida, pesadelos, pensamentos obsessivos, insônia, falta de concentração, ansiedade, depressão, irritabilidade, medos, vergonha ou culpa.
Estatísticas mostram que cerca de 60% dos homens e 50% das mulheres experimentam um evento traumático em algum momento de suas vidas.
Os efeitos do trauma podem afetar os relacionamentos, o trabalho, a saúde e a visão geral da vida de uma pessoa. Depois de experimentar um evento traumático, é normal sentir medo e reagir a uma resposta de medo desencadeada pelo sistema de “fuga, luta ou congelamento” do cérebro.
Segundo o Dr. Dráuzio Varella, medico brasileiro, "Aproximadamente entre 15% e 20% das pessoas que, de alguma forma, estiveram envolvidas em casos de violência urbana, agressão física, abuso sexual, desenvolvem esse tipo de transtorno. No entanto, a maioria só procura ajuda dois anos depois das primeiras crises".
Segundo Adshead G. Psychological therapies for post-traumatic stress disorder. "Os agentes estressores provocam um sentimento de medo intenso, de impotência e desamparo. Objetivamente, produz grande variedade de sintomas, como dores de cabeça e dores crônicas, síndrome do cólon irritável, fadiga e alterações autonômicas intensas associadas à ansiedade. Uma proporção dos pacientes pode apresentar sintomas, que culmina na alteração permanente da personalidade."
Principais sintomas * Recordações intensas, que pode aumentar a frequência cardíaca e transpiração excessiva; * Ter pensamentos assustadores ou pesadelos constantes; * Ansiedade frequente; * Dificuldade para dormir; * Ter ataques de raiva; * Evitar lugares que recordem a situação traumática; * Evitar o pensamento e a fala sobre fatos ocorrido; * Sentir menor interesse por atividades agradáveis e que causam prazer; * Sentir culpa e vergonha; * Pensamentos negativos sobre si mesmo.
Com a prevenção e o tratamento correto, teremos como controlar esse imenso fantasma assustador em nossas vidas. * Controle da ansiedade; * Gerenciamento do estresse; * Mudanças comportamentais básicas e fundamentais; * Diminuição dos sintomas; * Melhora na qualidade de vida e do bem-estar; * Engajamento em atividades saudáveis; * Treinamento do autocontrole.
IMPORTANTE: Somos Terapeutas Holísticos e o nosso tratamento é alternativo. Mesmo apresentando resultados satisfatórios é fundamental frisar que somente médicos devidamente habilitados, podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.
Desejamos a todos, um abraço apertado no coração.
Até a próxima semana
Debora e Daniel Wiseman
Shalom
Vivenciei de perto o traumatico Twin Towers 911 morando em Miami. Os canais de tv anunciavam a todo momento "Estamos em Guerra" e o medo foi se transformando em uma ansiedade absurda com taquicardia e insonia. Diante desses episódios precisamos buscar ajuda rapidamente para que não acabe afetando nossa saúde de forma irreversível. Acompanhamento com um psicólogo de confiança e medicação são extremamente necessarios! A sensação inicial de que não ha como melhorar aos pouco cede espaço para o retorno da auto-confianca e vida normal. Acredite!