top of page

Frustração, você sabe o que é?


ree

É o sentimento que aparece quando não conseguimos o que queremos. É um sentimento associado a sensação de impotência e de desânimo, que ocorre quando algo que era esperado falha ou não acontece. A frustração ataca, sem distinção de sexo, idade, estado civil ou situação econômica, e geralmente nos acompanha ao longo de nossas vidas. A vida é composta por altos e baixos. Enquanto os “altos” causam alegria, felicidade e satisfação, os “baixos” geram uma série de sentimentos ruins, entre eles a frustração. Quando a pessoa não sabe lidar com ela, perde oportunidades, se estressam com facilidade e às vezes perdem até o controle do equilíbrio. Com extrema facilidade ficamos frustrados, e é acompanhada pela raiva, angústia, ansiedade e depressão, causando uma bagunça física e emocional que pode perdurar por muito tempo, causando insatisfação e traumas. A frustração vem mostrar que mesmo quando fazemos de tudo o que está ao nosso alcance, os resultados podem não ocorrer como esperamos. E isso deve-se ao fato de que nem tudo depende exclusivamente de nós. Consequências da frustração Na sociedade em que vivemos somos constantemente inundados pela ideia de que temos de procurar a felicidade e a satisfação, havendo uma intensa pressão subjacente para ser rico, feliz e bem-sucedido. Estas ideias estão presentes nas mídias, nas redes sociais e até mesmo em nosso círculo de relações familiar, na escola, profissional e socialmente. Apesar de termos consciência de que não é possível estar sempre bem, às vezes sentimo-nos frustrados por acharmos que a nossa vida não é como queríamos que fosse. E tudo isto gera inúmeras implicações ao nível do bem-estar físico, mental e emocional. A frustração apresenta alguns sinais e sintomas que precisamos estar atentos:

A nível físico: * Falta de energia; * Cansaço; * Males crônicos; * Perda de apetite; * Insónia. A nível psicológico: * Desânimo e desesperança; * Decepção; * Estresse; * Tristeza, ansiedade e depressão; * Perda de autocontrole e nervosismo. * Compulsões e vícios: a pessoa frustrada pode optar por métodos poucos saudáveis para se sentir melhor, como vícios, e/ou gastar em excesso. Um momento de "prazer", para ela, é o suficiente para "acalmar" os seus nervos. O problema é que as compulsões e vícios requerem que as pessoas retornem aos comportamentos inadequados repetidamente, causando problemas para a saúde e intensificando ainda mais o estresse, culpa e frustração. Um sinal fundamental para se ter em conta é quando a frustração prejudica nossas atividades diárias, nossa rotina. Neste sentido, é importante estar atento ao que sente e tentar compreender o que desencadeou esses sentimentos e reações. Dicas valiosas para lidar com a frustração: * Aceitar a realidade dos fatos - Podemos, então, ver as coisas de outra forma, atribuindo-lhes um novo significado, mudando a perspectiva a partir da qual olhamos para o acontecimento ou situação. Aceitar e reconhecer que o que ocorreu foi o melhor que poderia ter ocorrido. * Estar atento às suas expectativas - É importante estarmos atentos àquilo que esperamos dos outros ou de uma determinada situação. Pode ser arriscado criar em tudo grandes e constantes expectativas, pois podemos estar sendo demasiado exigentes.

* Estabelecer objetivos - Procure traçar objetivos e planos consistentes e realistas para a sua realidade e fragmentá-los a curto, médio e longo prazo. Foque-se no que são as suas prioridades e no que precisa para as alcançá-las. * Seja persistente: Não desista na primeira dificuldade, obstáculo ou crítica. Persista e siga em frente, sabendo se sua não prejudica a você ou aos outros. * Realizar hobbies - frustração acarreta tensão e ansiedade. Procure realizar atividades nas quais tenha prazer e retire algo positivo. * Reconhecer as suas conquistas - É comum termos mais presente em nossas mentes e lembranças os fracassos, em detrimento do que já conquistamos ou de nossos sucessos. Experimente fazer uma retrospectiva acerca do que já alcançou ao longo da sua vida (a nível pessoal e profissional). * Escutar-se - a frustração nos induz a pensamentos, sentimentos e comportamentos que tendem a agravar a situação. Tente perceber qual a origem da sua frustração e de que forma é possível lidar com ela. Promover o autoconhecimento irá ajudá-lo a perceber o que sente. * Procure a ajuda de profissionais, de médicos e terapeutas competentes quando sentir dificuldade em compreender ou lidar com situações, sentimentos ou pensamentos desagradáveis. IMPORTANTE: Somos Terapeutas Holísticos e o nosso tratamento é alternativo. Mesmo apresentando resultados satisfatórios é fundamental frisar que somente médicos devidamente habilitados, podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. Desejamos a todos, um abraço apertado no coração e tudo de bom. Até a próxima semana Shalom! Debora e Daniel Wiseman


 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post
  • Facebook

©2022 Criado por Bando Digita

bottom of page