Hoje o nosso assunto é sobre Estresse. Você sabe o que é Estresse?
- Debora Wiseman
- 2 de mai. de 2022
- 3 min de leitura

Estresse é uma reação instintiva, que sentimos quando nossa integridade é ameaçada. O estresse é uma reação natural de sobrevivência. Quando surge, as glândulas suprarrenais são ativadas e produzem o hormônio cortisol.
É necessário compreendermos a diferença, entre estresse pontual, do qual conseguimos nos recuperar e estresse crônico, que prejudica profundamente nossa saúde.
No estresse crônico é quando acontece a reação de sobrevivência, também conhecida como "reação de luta e fuga". O processo funciona da seguinte maneira, quando nos sentimos em perigo, as glândulas suprarrenais são ativadas, o corpo libera cortisol e adrenalina, e no mesmo instante o coração começa a bater mais rápido. A respiração fica mais curta e acelerada. O sangue diminui a circulação pelos órgãos e se concentra nos músculos. A digestão diminui o ritmo. O sistema imunológico fica paralisado. Tudo isso ocorre para que a nossa energia se foque em lutar ou fugir para salvarmos nossas vidas de um perigo. Alarme gerador de estresse. No cérebro funciona uma central de comando de emoções básicas e primitivas, como: medo, raiva e instinto de sobrevivência. Esse é o motivo de reagirmos muito rápido para nos protegermos das situações de risco. Ao longo da vida, passamos por situações, que geram traumas, não necessariamente ocorrências intensas ou graves, mas experiências comuns vividas por todos nós ao longo dos anos, como: críticas, rejeição, abandono, perdas, abusos, etc.
Todas essas emoções, reações a fatos ocorridos ficam registrados na amígdala cerebral, sobrecarregando e aumentando de tamanho. O resultado é maior sensibilidade a cada situação do cotidiano, transformando as pessoas mais tensas e pessimistas. A amígdala hipersensível acaba se tornando o nosso maior inimigo, e nesse caso está dentro de nós mesmos. Uma pessoa estressada tem profunda relação com o que pensa.
Conhecer os gatilhos do estresse é o primeiro passo para assumir o controle da situação. Embora as causas do estresse sejam variáveis, podemos mapear alguns fatores bastante comuns, tais como:
* Mudança;
* Trânsito intenso;
* Gravidez;
* Planejamento de eventos;
* Desentendimentos familiares;
* Problemas financeiros;
* Insegurança e culpa;
* Trabalho de alta performance;
* Fim de relacionamento;
* Doenças;
* Discussões;
* Excesso de atividades;
* Falta de tempo;
* Acúmulo de responsabilidades;
* Medo;
* Proximidade da morte;
* Discriminação;
* Insatisfação;
Possíveis sintomas ocasionados pelo Estresse que você pode sentir
* Tensão muscular persistente;
* Distúrbios do sono;
* Alterações no apetite;
* Perda da libido;
* Queda de cabelo;
* Enxaqueca ou dores de cabeça frequentes;
* Dificuldade de concentração;
* Procrastinação;
* Baixa imunidade;
* Prisão de ventre ou diarreia persistente;
* Azia;
* Refluxo;
* Náuseas;
* Gastrite;
* Úlceras;
* Tonturas;
* Pressão alta;
* Irritabilidade;
* Problemas de pele, como acne, coceiras, irritações, vitiligo e psoríase;
* Bruxismo (ranger os dentes);
* Fadiga crônica;
* Batimentos cardíacos anormais (arritmia)
* Dores musculares
* Ondas de frio ou calor.
Atitudes que podem ajudar no dia-a-dia.
* Evitar avaliação de inferioridade que podem estar provocando estresse; * Organizar o tempo ajuda a sentir controle;
* Lidar com a pressão; * Aprenda a dizer não; * Não assumir responsabilidades além das que pode cumprir; * Evite longas horas de trabalho sem pausa; * Evite ou reduza a ingestão de álcool e cafeína; * Pratique exercícios físicos;
* Reservar tempo para relaxar e curtir a vida;;
* Faça treino de gerenciamento de estresse.
Segundo a Psicóloga Regina B. B. Montelli - Psicóloga "Não é possível remover o estresse da nossa vida. No entanto, é possível gerenciar nossas emoções para evitar reações negativas do estresse". IMPORTANTE: Somos Terapeutas Holísticos e o nosso tratamento é alternativo. Mesmo apresentando resultados satisfatórios é fundamental frisar que somente médicos devidamente habilitados, podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.
Desejamos a todos, um abraço apertado no coração.
Até a próxima semana
Debora e Daniel Wiseman
Shalom
Commenti