top of page

Insegurança: Como lidar com esse sentimento?


ree

Cada vez mais presente em nosso dia a dia, as origens que alimentam o sentimento de insegurança aparecem na forma de diferentes crenças limitantes.

Essas crenças, baseadas nas relações interpessoais e no ambiente em que o indivíduo é inserido, o coloca em um estado emocional de medo e apatia fazendo com que a pessoa perca o prazer nas atividades do dia a dia.

A insegurança, em um contexto geral, é melhor definida quando entendemos em contrapartida com o seu oposto: a segurança.

Enquanto a segurança remete a uma ideia de conforto, tranquilidade e certeza, a insegurança remete a falta desses sentimentos. Então, a insegurança é um sentimento que se liga ao medo e à incerteza.



Quais crenças alimentam o sentimento de insegurança?


Na maioria das vezes, a insegurança está relacionada a dificuldade da pessoa em acreditar em si e no seu potencial, ou seja, baixa autoestima.

Por isso, muitas vezes, há crenças ligadas ao medo de não ser capaz, receio de não ter sucesso em empreendimentos ou de se encontrar numa posição vulnerável de algum modo.

Todos nós podemos sentir insegurança em algum momento da vida e em intensidades diferentes. O que diferencia, no entanto, uma insegurança funcional (que te prepara para a situação), de uma insegurança disfuncional é o sofrimento emocional e prejuízo em geral que causa.

Ou seja, o nível de sofrimento e a paralisação de desejos e projetos diante da insegurança é o que vai predizer a necessidade de buscar ajuda para lidar com os prejuízos que acompanham a pessoa.


Alguns sinais para identificar se uma pessoa é insegura:


* Baixa autoestima;

* Indecisão;

* Necessidade constante de aprovação;

* Medo de receber críticas;

* Medo de ser rejeitado;

* Inquietação;

* Dependência emocional;

* Pessimismo.

* Medo do fracasso.


Esses fatores, portanto, causam e perpetuam um estado de mal-estar emocional generalizado, fazendo com que a pessoa não saiba como lidar com a insegurança de maneira adequada.

Assim, trazendo consequência, do sentimento de inferioridade aos demais que cresce e pode chegar a governar a sua vida.



Quais as razões de uma pessoa se tornar insegura?


A insegurança e a ansiedade andam juntas. A pessoa ansiosa possui uma tendência natural a ser insegura por passar muito tempo questionando e se criticando sobre o seu jeito de ser e as suas decisões. Mesmo quando a pessoa se sente segura no momento em que toma uma atitude, a dúvida se aquela foi a opção correta paira sobre ela e incentiva sentimentos de inferioridade.


Uma pessoa também pode ficar insegura após a vivência de experiências negativas, bullying, negligência dos pais, traumas, injustiças sofridas, relacionamentos abusivos e tóxicos.


Consequentemente, o indivíduo não se permite ter uma vida feliz e equilibrada e se auto sabota o tempo todo, prejudicando no seu dia a dia e perdendo grandes oportunidades de autoconhecimento, trazendo prejuízos na vida pessoal, relação familiar, social e profissional.


Como lidar com a insegurança?

Embora esse estado emocional de dúvida e inferioridade seja extremamente prejudicial, é possível vencer a insegurança e viver uma vida feliz, equilibrada e alinhada com os seus valores, objetivos e personalidade.


Veja abaixo algumas maneiras de acabar com a ansiedade e a insegurança.


1. Autoconhecimento: A prática do autoconhecimento é a base fundamental para descobrir quais são as crenças limitantes que acarretam pensamentos sabotadores e sensação de inferioridade. A melhor maneira de fazer isso é através dos questionamentos.


2. Hábitos saudáveis: Os seus hábitos diários o ajudam a ter emoções boas?

Caso eles alimentem o desânimo e o cansaço, considere substituí-los por hábitos saudáveis.

Ser gentil consigo mesmo, praticar exercícios físicos, fazer terapia e ter uma alimentação balanceada são alguns dos hábitos que você pode incorporar na sua rotina.


3. Compartilhe e peça auxílio de pessoas próximas para superar obstáculos


4. Desenvolvimento pessoal: O desenvolvimento pessoal é igualmente importante para lidar com a insegurança: Caso você sinta que existem lacunas que precisam ser preenchidas para atingir os seus objetivos, busque preenchê-las com mais ciência, experiências e cursos para desenvolver competências e adquirir novos conhecimentos.


5. Especialistas que podem diagnosticar e medicar a insegurança são:

Clínico geral;

Psiquiatra;

Psicólogo.


>>> Terapias Alternativas potencializam resultados positivos em qualquer tratamento convencional. Isso porque seu corpo físico, mental e emocional troca, limpa e renova as energias densas acumuladas.


Além das nossas dicas, é fundamental buscar ajuda profissional de um terapeuta competente, no longo processo de autodesenvolvimento e autoconhecimento, caso a insegurança esteja tomando conta de você e atrapalhando a sua performance diária e prejudicando a sua vida. Se você ou alguma pessoa de sua família apresenta qualquer desses sintomas, acima citados, desse problema, é muito importante procurar ajuda o quanto antes, evitando assim, que o problema se torne mais grave. Dessa forma, é possível recuperar a boa qualidade de vida e viver muito melhor, pois a insegurança tem cura com o tratamento adequado.



Além disso, é FUNDAMENTAL que você continue com sessões de terapia mesmo que se sinta melhor após iniciar tratamento medicamentoso.



IMPORTANTE: Somos Terapeutas Holísticos e o nosso tratamento é

alternativo. Mesmo apresentando resultados satisfatórios é fundamental frisar

que somente médicos devidamente habilitados, podem diagnosticar doenças,

indicar tratamentos e receitar remédios.


Tudo de bom!

Até a próxima semana

Shalom!

Debora e Daniel Wiseman


 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post
  • Facebook

©2022 Criado por Bando Digita

bottom of page