O que acontece com o seu corpo quando você sente raiva?
- Debora Wiseman
- 9 de mai. de 2022
- 2 min de leitura

Todos nós, em algum momento sentimos esse sentimento, uns menos, outros com mais frequência e intensidade.
Não precisamos fugir desse estado. Sentir raiva é normal e positivo. É necessário para nossa sobrevivência, nos faz buscar alternativas. Mas claro que esse sentimento só é saudável quando está sob o nosso controle.
O que acontece com o seu corpo quando você sente raiva?
Segundo a Dra. Carolina Marques, psicóloga e neuropsicóloga: "A raiva é um estado emocional que pode variar de uma irritação leve a uma fúria intensa... Assim, ficamos mais atentos, com as pupilas dilatadas. Há liberação de hormônios que elevam o batimento cardíaco e a frequência respiratória. O fluxo sanguíneo vai para os músculos, deixando-os tensos, como se prontos para correr ou atacar.”
Sentir raiva nos deixa doente? É verdade que esse sentimento em excesso pode nos causar mal. Vasodilatação é um fenômeno observado, com maior disposição de sangue na cabeça e o aumento da pressão, que são reflexos da raiva. O problema é a situação permanecer por muito tempo, de forma crônica e persistente, provocando hipertensão e diabetes. Tentar suprimir a raiva também pode trazer problemas: depressão e ansiedade. O que acontece quando a raiva é reprimida?
O corpo permanece desperto e estimulado. Ao se recusar a tomar consciência da raiva e não a expressar, você perde a oportunidade de resolver algo que está errado e ouvir os motivos alertados pelo corpo, que foram desencadeados. Desse jeito, é mais difícil para o organismo acalmar a excitação e recuperar o equilíbrio e voltar ao normal.
Há ainda pessoas que não demonstram raiva, mas se sentem cronicamente irritadas e mal-humoradas. Em geral, são pessoas com baixa tolerância à frustração.
O que fazer?
Respire fundo. Procure tranquilizar-se. O processo para administrar qualquer perturbação depende de nós mesmos. O cérebro precisa do tempo necessário, para controlar a raiva e normalizar a frequência cardíaca e respiratória. O resultado esperado é normalização das emoções. Como lidar com a raiva de maneira positiva? 1- No auge da raiva podemos falar coisas, das quais vamos nos arrepender depois. Então, nada melhor que esperar um pouco, até se acalmar, antes de falar. 2- Não é bom esperar muito para resolver questões problemáticas. Portanto, assim que você voltar ao normal coloque seus sentimentos para fora, falando conversando a respeito, mas evitando o confronto. 3- A raiva muita das vezes pode aparecer devido ao estresse. Pratique atividade física, se alimente de forma saudável, aproveite os momentos de lazer ou atividades prazerosas que ajudem a diminuir o estresse. 4- Em vez de ficar com raiva da situação, procure pensar na maneira de resolvê-la, principalmente se são recorrentes. Lembre-se que a raiva não resolve nada, mas atitudes sim. 5- Se a raiva está impactando na sua vida profissional e pessoal, causando prejuízos e você não sabe lidar com ela, o ideal é procurar ajuda de profissionais, como: médicos e terapeutas competentes.
IMPORTANTE: Somos Terapeutas Holísticos e o nosso tratamento é alternativo. Mesmo apresentando resultados satisfatórios é fundamental frisar que somente médicos devidamente habilitados, podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. Desejamos a todos, um abraço apertado no coração. Até a próxima semana Shalom! Debora e Daniel Wiseman
Commentaires