top of page

O que é a síndrome do intestino irritável?


ree

A síndrome do intestino irritável ( SII), ou síndrome do cólon nervoso, também denominado, é um distúrbio que se caracteriza por episódios de desconforto abdominal, dor, cólicas, inchaço abdominal, excesso de gases, prisão de ventre e intestino solto. Sintomas da SII ( Síndrome do intestino irritável) * Dor abdominal e cólicas frequentes; * Inchaço abdominal; * Excesso de gases; * Períodos intercalados de constipação com diarreia; * Fezes com secreção gelatinosa. "É possível que nem todos os sintomas estejam presentes ao mesmo tempo, sendo recomendado avaliar os sintomas ao longo de 3 meses, por exemplo. Além disso, podem haver dias em que os sintomas piorem e outros em que melhorem ou até desapareçam completamente." Esclarece Dra Clarisse Bezerra, especialista em saúde da família pela Universidade Estácio de Sá. Segundo gastroenterologistas brasileiros: "Estima-se que cerca de 10 a 20% das populações dos países sejam afetadas pelo distúrbio e que a cada ano surjam 1 a 2% de novos casos. As mulheres são mais propensas a ter a síndrome do intestino irritável do que os homens. Além disso, o distúrbio é mais frequentemente identificado no início da idade adulta." Causas da síndrome do intestino irritável (SII) Entre as principais causas, um forte componente que pode seriamente causar a síndrome e também agravar é o emocional ligado a grandes cargas de energias densas como: trauma, estresse, ansiedade e depressão. Há uma forte relação entre o cérebro e o intestino. Outras causas * Contrações musculares no intestino – As contrações mais fortes ou prolongadas podem causar gases, inchaço e diarreia. Por outro lado, as contrações intestinais fracas retardam a passagem dos alimentos, o que provoca fezes duras e secas. * Inflamação no intestino – algumas pessoas diagnosticadas com a SII apresentam um número maior de células do sistema imunológico em seus intestinos. O que pode estar associado aos episódios de dor, flatulência e diarreia. * Infecção grave – fatores externos também podem desencadear a síndrome, como uma crise grave de gastroenterite. * Alteração na microbiota intestinal – o equilíbrio dos micro-organismos que habitam o trato gastrointestinal tem a função de manter a integridade da mucosa que reveste todo ele. O crescimento excessivo de bactérias no intestino está relacionado com a SII. Tratamentos da síndrome do intestino irritável O tratamento da síndrome do intestino irritável pode ser feito com medicamentos, dieta e o apoio de terapias. > Medicamentos – O médico de família ou o médico especializado, como o gastroenterologista podem indicar o uso de medicamentos para controlar sinais e sintomas, dependendo do caso.

> Dieta – o apoio de um nutricionista é eficaz para identificar quais os alimentos e ou bebidas que causam a piora do quadro. Uma dieta adequada contribui para a redução dos sinais e sintomas.

> Terapias – Por conta das causas emocionais que podem muitas vezes provocar a piora da SII, a ajuda de um psicoterapeuta profissional, psiquiatra, terapias holísticas, yoga, meditação e a prática de exercícios físicos podem ajudar na redução significativa e duradoura dos sinais e sintomas, como o relaxamento, redução do estresse, ansiedade, tensão e depressão. IMPORTANTE: Somos Terapeutas Holísticos e o nosso tratamento é alternativo. Mesmo apresentando resultados satisfatórios é fundamental frisar que somente médicos devidamente habilitados, podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. Desejamos a todos, tudo de bom! Até a próxima semana Shalom! Debora e Daniel Wiseman

 
 
 

Comentarios


Post: Blog2_Post
  • Facebook

©2022 Criado por Bando Digita

bottom of page