O que é Bloqueio Emocional ou Apatia? Como identificar e lidar com essa barreira?
- Debora Wiseman
- 28 de fev. de 2023
- 5 min de leitura

Apatia é a ausência de emoção ou de entusiasmo. A indiferença crônica se estende aos vários setores na vida, como, metas pessoais, relacionamentos familiar e social, e carreira profissional. Eventos normalmente trágicos também deixam de balançar com as emoções do indivíduo apático, atribuindo-lhe o rótulo de insensível.
Além da falta de vontade, a dificuldade de concentração e de reter informações e o estresse acompanham a pessoa apática.
Você sente como se o seu desânimo já tivesse tomado também dimensão física, te dificultando e quase te impedindo de seguir em frente? Se sim, saiba que você está sentindo a temida apatia, um estado em que qualquer emoção positiva parece extremamente longe. Vencer essa desmotivação quando ela parece mais profunda é um grande desafio, porém, fundamental para alcançar seus objetivos.
Além de indicar um problema mais grave, esse estado de insensibilidade emocional causa estagnação e incapacidade de aproveitar os bons momentos da vida.
Como a pessoa se torna apática?
A apatia pode aparecer a qualquer momento. Normalmente, é desencadeada por uma ocorrência desagradavel ou trauma, ou uma série deles, em qualquer aspecto da vida. Todos eles drenam o entusiasmo, especialmente se forem prolongados.
A depressão é o principal motivo. Roubar o colorido da vida é um dos principais sintomas dessa condição psicológica.
A pessoa pode tentar ignorar essa apatia e viver "normalmente". Esse comportamento é muito comum entre pessoas com depressão que não querem aceitar a realidade do seu estado psicológico, ou não acreditam que precisam buscar ajuda. Em algum momento, sem avisos, a pessoa depressiva pode ter um ataque de pânico ou colapso nervoso bem como desenvolver pensamentos suicidas.
Outra razão para a pessoa se tornar apática é o excesso de estresse. As notícias negativas, problemas que a pessoa pensa que não há solução, tragédias, violência, crises financeiras e fofocas podem afetar o emocional de qualquer pessoa.
O enorme desgaste da saúde mental é apenas uma questão de tempo se não houver atenção para o autocuidado. Pouco a pouco, o esforço para ser otimista torna-se muito cansativo e o desafio cada vez mais dificil.
A apatia, também, pode ser decorrente da vivência com patologias graves, como o Mal de Alzheimer, Mal de Parkinson, Doença de Huntington, distimia, entre outros.
Como identificar a apatia?
Quatro critérios são usados para identificar a apatia. A pessoa diagnosticada com essa falta de interesse excessiva demonstra exatamente esses fatores por um período de quatro semanas ou mais.
A pessoa costuma se identificar com alguns ou todos os critérios, mas é comum também, que seja “apatia temporária” devido à mudanças hormonais e/ ou psicológicas em que se encontra:
> Desinteresse generalizado: a pessoa apática demonstra desmotivação exagerada e não condizente com a sua faixa etária, cultura ou estado de saúde.
> Mudanças comportamentais, emocionais ou de pensamento: como por exemplo: grosseria, mau humor ou letargia, tornam a rotina da pessoa apática mais desafiadora. Já as mudanças emocionais e de pensamento são sentidas através do desinteresse por notícias, eventos sociais e reflexões.
> Queda na qualidade de vida: as mudanças anteriores refletem na qualidade de vida da pessoa, afetando os seus relacionamentos e a sua vida profissional.
Mudanças comportamentais cuja causa não está relacionada a patologias ou elementos externos: as mudanças no comportamento da pessoa não estão associadas a limitações físicas, doenças ou vícios.
A apatia pode ser tratada?
Sim! Embora não seja uma patologia propriamente dita, existem maneiras de tratar esse estado desagradável de insensibilidade.
Algumas dicas valiosas de como lidar com a apatia
Abaixo listei dez dicas que vão te ajudar a lidar com a apatia de forma mais satisfatória e, assim, contribuir para que se sinta melhor, abandonando a letargia aos poucos:
1. Mude sua rotina: viver constantemente a repetição do dia a dia pode estar te empurrando para essa situação apática. Comece por algumas pequenas mudanças no dia a dia.
2. Compartilhe seus sentimentos com pessoas próximas: guardar sentimentos negativos, frustrações e tristezas pode fazer um grande mal para você, então, é interessante estreitar laços íntimos e de amizades. Permita-se confiar em quem demonstra ter um sentimento sincero por você.
3. Valorize suas qualidades: a apatia pode afetar sua autoestima. Reconheça seus valores. Todos nós temos.
4. Estimule sua mente: ativar a mente distancia a apatia.
5. Aprenda a filtrar as influências negativas: Você vive muita toxicidade ou negatividade no seu dia a dia? É preciso se esforçar para filtrar esses elementos para impedir que eles abalem sua essência e façam com que perca a motivação, por isso mantenha seus reforços positivos.
6. Faça uma relação de pequenos prazeres: O que fazia você sentir prazer antes do acesso às suas emoções ser bloqueado? Mantenha isso sempre ao seu alcance, como se fosse seu celular.
7. Reflita sobre os seus melhores momentos: Viaje por suas lembranças, parando nos acontecimentos mais marcantes. Quando você se sentiu mais vivo e o que o ajudou a sentir-se assim? Faça todo o possível para recriar as suas melhores memórias nesse exato momento. Não tem problema se pessoas específicas estiverem faltando. Refaça a experiência só, para gerar mais lembranças boas de relembrar no futuro.
8. Aprenda a relaxar: Você está constantemente estressado e achando que sua vida é muito difícil? Então, aprenda a relaxar fazendo algo de que gosta. Crie uma válvula de escape para manter a sua sanidade.
9. Estabeleça metas: Uma maneira efetiva de começar a lidar com a apatia é estabelecer e fragmentar metas para realizar em um determinado prazo, de maneira a sentir motivação e continuar fazendo aquilo que precisa. Se você vive uma rotina sem "cor" e constante sem ter uma ideia do que fazer para sair dessa situação, precisa encontrar algo para tentar alcançar. Quanto mais esforço fizer para chegar a essa meta, isso te ajudará a se distanciar cada vez mais da apatia.
10. Procure ajuda profissional: Além das nossas dicas, é fundamental buscar ajuda profissional caso a apatia esteja tomando conta de você e lidar com ela é desafiador demais.
Você pode ter passado por uma ou várias experiências ruins que indicaram que manter-se apático e longe de “problemas” é mais seguro.
Se um trauma emocional estiver mantendo-o prisioneiro da apatia e da mesmice, considere agendar uma consulta com médico e terapeuta competentes para tratar as suas pendências emocionais em relação a ela. A terapia ajuda os pacientes a se libertarem de seus desafios e traumas de modo seguro e sigiloso, respeitando a privacidade e o ritmo de cada um.
Então, a apatia não é uma doença, mas requer atenção e tratamento para evitar um grande impacto na vida da pessoa.
Viu só como a apatia é prejudicial e que é possível se libertar dela? Dê esses passos e amanhã se sentirá grato por ter tomado essas atitudes hoje.
Fazer terapia regularmente é uma ótima forma de compreender melhor seus gatilhos e identificar formas de controlar melhor suas emoções.
IMPORTANTE: Somos Terapeutas Holísticos e o nosso tratamento é
alternativo. Mesmo apresentando resultados satisfatórios é fundamental frisar
que somente médicos devidamente habilitados, podem diagnosticar doenças,
indicar tratamentos e receitar remédios.
Tudo de bom.
Até a próxima semana
Shalom!
Debora e Daniel Wiseman
Comments