Vazio existencial. Quem nunca sentiu?
- Debora Wiseman
- 5 de jul. de 2022
- 3 min de leitura

A sensação de vazio é incômoda, porém muito comum. Na realidade, é esperado que a maioria passe por essa experiência pelo menos uma vez.
Geralmente, ele aparece durante algum período de mudança na vida das pessoas, quando precisam se adaptar a uma nova rotina.
Em épocas de transição ou mudanças, as pessoas se sentem perdidas diante do mundo de possibilidades abertas para elas. Os objetivos se modificam com a nova realidade, podendo levar tempo para que elas os reencontrem. Consequentemente, acontece o abandono de si mesmo. A sobrecarga de sentimentos dá lugar a uma desagradável sensação anestésica de estresse. Os objetivos de vida, definidos tempos atrás, deixam de fazer sentido ou de ter algum significado. É um sentimento que abala toda a rotina da pessoa, porque ela fica se sentindo perdida, com medo e completamente travada pelas próprias emoções, atingindo seus comportamentos, suas escolhas e, principalmente, sua relação pessoal consigo mesma, afinal ela se desconecta de toda e qualquer coisa mais interna.
Sintomas
O vazio ecoa de dentro pra fora, abalando todas as áreas da vida do indivíduo, como:
· Afastamento de familiares e da vida social, por várias razões;
· Pensamentos negativos sobre si mesmo;
· Falta de vontade de fazer pequenas coisas rotineiras;
· Questionamentos constantes sobre si mesmo, escolhas e caminho da própria vida;
· Ansiedade;
· Esgotamento mental;
· Distúrbios do sono;
· Distúrbios alimentares;
· Falta de energia;
· Baixa autoestima;
· Constante sentimento de solidão e insatisfação;
· Dependência de vícios;
· Medos e inseguranças.
A lista de sintomas é imensa, o que a prejudica ainda mais no cotidiano.
Causas da sensação de vazio:
A sensação de vazio é descrita por especialistas como a consequência da falta de contato com fontes de prazer. Ela pode se originar quando você leva uma vida indesejada, como um trabalho que não combina com você ou uma relação instável amorosa ou com familiares.
A sensação de vazio é na verdade um aviso. Significa que você não está bem e precisa reavaliar a sua vida. Por mais desanimada que ela possa parecer, há sempre uma solução para os problemas. A existência humana é constituída de altos e baixos, por isso precisamos desenvolver nosso autoconhecimento e as nossas competências emocionais para superar os momentos ruins.
Todos nós temos sonhos e objetivos. Alguns acham que não são privilegiados, outros desacreditam receberem o apoio do universo para segui-los.
Quando a sensação de vazio nos domina, não é fácil encontrar o caminho para sair dela. Então, resolvemos te ajudar:
1. Reconheça a dificuldade: A solução de qualquer desafio se inicia com o seu reconhecimento.
2. Elimine a sensação de culpa: A culpa é uma energia densa que nos paralisa.
3. Cuide-se: Respeite-se, ame-se e acima de tudo escute seus sentimentos, você é a pessoa mais importante para si mesma.
4. Reencontre a alegria de viver: Antes de tudo aceite que a vida é composta por períodos de altos e de baixos. É impossível fugir dessa oscilação. Nos momentos de crise, procure relaxar e dê uma pausa para recarregar suas energias.
5. Busque ajuda: O único responsável pelo seu bem-estar é você mesmo. Os amigos e familiares podem tentar, mas não curam feridas emocionais.
6. Procure a ajuda de um profissional e terapeuta competente quando sentir dificuldade em lidar com a situação.
IMPORTANTE: Somos Terapeutas Holísticos e o nosso tratamento é
alternativo. Mesmo apresentando resultados satisfatórios é fundamental frisar
que somente médicos devidamente habilitados, podem diagnosticar doenças,
indicar tratamentos e receitar remédios.
Tudo de bom!
Até a próxima semana
Debora e Daniel Wiseman Shalom!
Comments